Quem somos


O Mediascópio é um projecto de investigação do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e está incluído na linha de investigação “Media e Jornalismo“.

Colaboram neste blog os seguintes investigadores:

» Ana Duarte Melo
Passageira clandestina, infiltrada neste blogue como agente da comunicação estratégica, começou pelo jornalismo, experimentou a emoção de ser anchorwoman em directo do outro lado do mundo. Tornou-se pirata da rádio e depois publicitária, copywriter e directora criativa durante quase vinte anos. Especializada em argumento, script e screen writing, dá aulas de publicidade e prepara a sua tese de doutoramento sobre a participação do consumidor-cidadão na publicidade. Cultiva um olhar publicitário e duas hortas intermitentes, uma virtual e outra analógica. Interessa-se por vivências alternativas e subvertising.

» Elsa Costa e Silva
Anda nestas coisas da blogosfera há pouco tempo, mas propõe-se a estudar mais a fundo o fenómeno. Também porque, neste momento, prepara a sua tese de doutoramento sobre o assunto. É professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, casa onde concluiu também a sua licenciatura e o mestrado (ainda nos tempos analógicos pré-Bolonha). Interessa-se ainda pelas questões da propriedade dos media, da concentração empresarial no sector, do pluralismo e da diversidade. Foi jornalista durante uma década no Diário de Notícias.

» Felisbela Lopes
Aos 17 anos, foi à procura de emprego e esbarrou na redacção da Rádio Universitária do Minho. Passados poucos meses, entrava no Público, ao mesmo tempo que ia progredindo num curso de Letras. Cinco anos depois, estava Departamento de Ciências da Comunicação. Na investigação, começou por estudar o serviço público de televisão e as fontes de
informação. Hoje, os seus interesses centram-se, sobretudo, na informação televisiva e, claro, nas fontes. Porque aquilo que discutimos no espaço mediático passa, em grande parte, pela selecção daqueles que têm acesso à palavra que se vai tornando pública em diversas plataformas.

» Helena Sousa
É mãe de dois nativos digitais com exigências analógicas. Investiga no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e é professora de Economia Política dos Media, Sociologia dos Media, Comunicação Intercultural e por aí adiante. Antes de se ter decidido ficar por Braga, foi jornalista do Jornal de Notícias, no Porto, e ensinou na City University, em Londres. Acha que a ciência é para as pessoas.

» Joaquim Fidalgo
Jornalista (Carteira Profissional nº 632), professor e investigador de Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. Passou 20 anos a “fazer” – no Jornal de Notícias (1980-83), no Expresso (1983-89), no Público (1989-2001) – e os últimos 10 a tentar ensinar “como se faz”.
Pelo meio, procura ir percebendo como é que funciona isto dos ‘media’ nas nossas sociedades e que futuro se lhes augura. Ainda não desistiu. É assunto que dá para longos e complexos debates públicos, que muito aprecia. Por exemplo através de blogues como este…

» Luís António Santos
Nasceu para a Comunicação com as rádios piratas. Foi jornalista em Portugal (Rádio Press e Jornal de Notícias) e em Inglaterra (BBC, Diário de Notícias). No último ano do século passado começou a perceber a fragilidade da frase  ‘quem não sabe, ensina’. Sente-se um privilegiado por partilhar a vida com jovens de grande talento e com uma equipa de investigadores AAA no CECS. Chegou aos blogs em 2003 pelas mãos do Manuel Pinto e do António Granado e nunca se arrependeu da volta que isso deu à sua vida. Gosta de saber mais sobre jornalismo online e sobre rádio. Também gosta muito de fotografia.

» Luís Miguel Loureiro
Jornalista na RTP e investigador no CECS.

» Madalena Oliveira
Nas aulas ocupa-se sobretudo da ciência dos signos e da significação. Neste blogue dá-se ao gesto de assinalar curiosidades, apontamentos, comentários, citações, talvez também repetições sobre a inquietante vida dos e nos media, com uma atenção particular aos desafios da rádio na frequência da Web. Foi jornalista-estagiária e assessora de imprensa noutra vida. Agora ensina Semiótica, Comunicação Visual, Arte e Comunicação e Jornalismo Radiofónico.

» Manuel Pinto
Descobriu os blogs com uma aluna, numa aula, e aprendeu bastante com isso. Anda por aí, no ciberespaço, em várias plataformas. Mas não há como uma horta analógica para pensar a vida, refazer-se e trazer para casa uns vegetais. Gosta da partilha, do humor, da lisura no trato. Ganha o pão a dar aulas de jornalismo e educação para os media na Universidade do Minho, integrado numa equipa que tem a sua piada. Foi jornalista e editor no Jornal de Notícias, no outro milénio, e aí voltou, já neste século, para exercer a função de provedor do leitor. Há mais, mas…

» Mariana Lameiras
Estuda a regulação desde o início do projecto de investigação “A Regulação dos Media em Portugal: O Caso da ERC” mas nem por isso deixa de se maravilhar com outras áreas. Está a preparar uma tese de doutoramento neste domínio enquanto ensina Comunicação e  Empreendedorismo. É uma eterna insatisfeita, vive de sonhos e anseios e procura saber mais e mais de tudo. Aqui, partilha o pouco que sabe e esgravata o muito que quer aprender.

» Sérgio Denicoli
Graduado em Jornalismo e em Publicidade, Mestre em Informação e Jornalismo, doutorando em Ciências da Comunicação e professor da Universidade do Minho. Investiga a implementação da TV digital terrestre em Portugal.

28 thoughts on “Quem somos

  1. Caro professor Manuel Pinto,

    Sou antropóloga e estou de momento a preparar o doutoramento sobre a temática das festas populares em torno de Mouros e Cristãos na Universidade Nova de Lisboa (com prof. dr. joão leal) e gostava muito de entrar em contacto consigo para falarmos sobre a Festa da Bugiada. Estarei na festa este ano, talvez dê para nos encontrarmos lá?

    Deixo-lhe o meu contacto: 266744054 ou 932982958

  2. olá!!!
    sou uma jovem que daqui a um ano espera entrar na universidade no curso de jornalismo, mas na verdade estou com algumas duvidas em relaçao as opçoes.
    adorava entrar em contacto com alguem que me as podesse esclarece.
    o meu mail é: ana_6086@hotmail.com
    fico aguardar na expectativa que me possam contactar.
    ate breve

  3. Não sou jornalista mas gostaria de deixar uma questão. Suponham que de repente, num País chamado Portugal, um idoso de 73 anos é bárbara e mortalmente (sim faleceu) agredido por um indivíduo de 33 anos, sem motivo aparente, num local público e com testemunhas. Suponham ainda que esse indíviduo é cadastrado, está em situação de pena suspensa, e que (pasme-se) foi novamente libertado após a ocorrência.
    Agora a questão: atendendo à barbárie do acto, à recente controvérsia com o código penal, com a estupidez sucedida na SIC Notícias (Santana/Mourinho), e com o que tem sucedido no caso dos Skinheads, este caso seria ou não notícia, na opinião dos Srs Jornalistas?
    Pois, pasme-se, apenas um orgão noticioso de âmbito nacional assim o entendeu – http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=261004&idselect=10&idCanal=10&p=200
    Falando agora de jornalismo: O que é que os Srs. Mourinho ou Scolari terão feito nesse dia?

  4. Oi, sou estudante de jornalismo e gostaria de receber informacões para me associar. Estava no site de busca e os encontrei, gostei muito do site e acredito que precisava mais divulgação, mas por fim é muito bom o site.

  5. Ola, sou jornalista e estudante do mestrado em Mídia em Comunicacao da Universidade de Estocolmo- Suécia. Achei o blog de voces por acaso e gostei muito, é interessantissimo, parabéns. Eu tentei fazer algo parecido com os meus colegas de mestrado, mas nao deu muito certo. Parece que o pessoal nao gosta muito de escrever.
    Um abraco
    Paola Sartoretto

  6. Óla, a toda eque do MEDIASCÓPIO,

    Eu, sou o Ernesto Manuel, amante do Jornalismo, navego dia e noite na Internet a procura desta opurtunidade felismente encontrei este site, e estou tao satisfeito com os vossos comentários. Pesso a Deus, que dê forças suficientes a estes valiosos investigadores, afim de concretizarem este grandioso projecto.

    Sem mais nada de momento despeço-me com alta estima e consideração.

    Paz e Bem para todos,
    Ernesto Manuel, em Angola.

  7. Óla, a toda eque do MEDIASCÓPIO,

    Eu, sou o Ernesto Manuel, amante do Jornalismo, navego dia e noite na Internet a procura desta opurtunidade felismente encontrei este site, e estou tao satisfeito com os vossos comentários. Pesso a Deus, que dê forças suficientes a estes valiosos investigadores, afim de concretizarem este grandioso projecto.

    Sem mais nada de momento despeço-me com alta estima e consideração.

    Paz e Bem para todos,
    Ernesto Manuel, em Angola.
    Meu endereço: ernesto_manuel02@yahoo.com.br
    Telef: 925 96 47 27

  8. HELLOOOOOOO, much I’m trying to develop a blog newspaper in which the articles are written by blogger WordPress (or to limit if you do not have time can I you myself when an article by your blog and they to your blog…).
    The blog newspaper was born with the intention to give greater visibility to your blog and the people who search the Web to find articles of greater quality in a single place (having regard to the thousands of blog born every day…). If you go exchange links with blog newspaper contact me as well. I thank you advance and to http://www.giornale.fm soon

  9. Olá !

    Também não sou jornalista, mas venho denunciar uma situação que a todos pode acontecer. Refirou-me a uma deficiencia, será que estamos imunes a isso?. Também vos posso dizer que um Sociologo de 39 anos com uma defeciencia dos menbros inferiores e superiores, deixou de ter transporte da carris para defecientes á cinco anos, esteve dias, meses, anos em casa raramente saia. Estava a iniciar um Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais no (I.S.C.T.E.) atravez de E-larning. Viu-se privado de uma vida em sociadade, vida essa essencial a qualquer ser humano.
    Imaginem que um de voçes vê os vossos sonhos cortados, desfeitos não por uma incapacidade fisica mas sim por meios de transporte retirados e Negligençiados pelo estado Portugues. Um cidadao tem todo o direito. a ter meios de transporte.
    Pensem nisso…Pode acontecer a qualquer um de vós.
    Paulo Diniz deixou de poder ir a consultas médicas importantes para a sua saude.
    Sabem qual foi o desfeicho dessa nigligençia? foi a sua Morte no passado dia 23 de Dezembo.

    Penssem nisso…nunca sabemos o dia de amanha.

    Felicidades para todos vós.

    Isabel Maria

  10. caras pessoas…

    sou uma estudante do 12º ano de são joão da madeira…e estou muito indecisa relativamente aos cursos pela qual hei-de optar…por isso gostava que me esclarecessem melhor acerca disso…se assim podesse ser!
    o meu mail é: verapaiva__4@hotmail.com
    agradecia a vossa ajuda se assim podesse ser!!
    ate breve!!!

  11. Pingback: Verdade ou consequência? « PROMETEU

  12. Os meus sinceros Parabéns pelos blog. Sou estudante de CCom e encontrei este blog por acaso e já deu para constatar que tem bastante qualidade. Continuem!😉

  13. Agradecia q me enviassem um exemplar mensalmente deste magnifico jornal para a rua cidade de Bolama nº19 2º Dto 1800-077 Lisboa
    Atenciosamente, João Cordeiro

  14. Exmos. senhores,

    Olá Bom dia! Chamo-me Sandra Camacho e gostei muito do vosso artigo no Jornal de ontem (19/06/2008), intitulado: “Os 7 pecados mortais da avaliação de desempenho”, pág. 20.
    Trabalho na área de Recursos Humanos e gostaria de saber se era possivel me enviarem cópia do mesmo em formato digital, pois gostaria de guarda-lo para o futuro, dada a sua relevância na minha área de actuação.

    Deixo o meu e-mail (sandra.camacho@blandy.com) caso seja possivel atenderem o meu pedido.

    Obrigada pela atenção
    Sandra Camacho

  15. Olá, meu nome é Guilherme Freitas, brasileiro, e visitei seu blog hoje e gostei muito. Sou jornalista e ao lado de um amigo (James Freitas, também jornalista) montamos um blog de jornalismo também. O nome dele é Blog da Comunicação (www.blogdacomunicacao.com.br). Uma equipe de 14 jornalistas é responsável por escrever diariamente sobre os mais variados assuntos e estamos completando hoje um mês na internet. Faço a vocês um convite para visitar nosso blog. Um grande abraço,

    Guilherme Freitas
    guilherme@blogdacomunicacao.com.br
    http://www.blogdacomunicacao.com.br

  16. Caros amigos

    Sou aluno de mestrado e estou a iniciar a minha tese de mestrado subordinada ao tema dos boletins municipais das câmaras. Pretendo fazer uma análise de conteúdo de alguns boletins e ver de que forma é que eles são utilizados, se servem o município ou o Presidente da Câmara, etc. Contudo estou com algumas dificuldades ao nível da bibliografia pois existe muito pouca coisa relacionada com isto. Se possível gostaria que me dessem algumas “dicas”.

    Com os melhores cumprimentos

    Luís Filipe Coelho
    913539933
    lfa_coelho@hotmail.com

  17. Na escola da Torreira há alunos que estão à espera do seu computador portátil da Eescola mas nas turmas do 5º e 6º ano ainda não vieram os formulários para enviar!

  18. boa tarde…
    antes de mais gostaria de felicitar toda a equipa que colabora no programa e dar os meus parabens….
    Apenas gostaria de deixar uma opiniao: acho que deviam falar e focar mais os problemas de agricultura e vdos agricultores neste país. apesar de todos os aumentos de raçoes,de impostos, de cobrança de lavantamento dos boletins (que neste ano subiu 2 euros) o nosso querido ministro ainda cortou nos subesidios de vacas aleitantes…(cerca de 20 euros por cabeça)…, e para terminar ainda não querem pagar as indeminizaçoes compensatorias para as zonas desfavorecidas do norte do pais.

  19. também sou aluna de jornalismo, começarei este semestre a fazer minha monografia mas não sei por onde começo, sei que antes de qualquer coisa preciso ter pelo menos um tema, tenho assim por cima a idéia de falar de algo sobre ” a má ou a falta de apuração dos fatos” gostaria muito de receber sugestões de tema!

  20. Não sou jornalista mas gostaria de deixar uma questão. Suponham que de repente, num País chamado Portugal, um idoso de 73 anos é bárbara e mortalmente (sim faleceu) agredido por um indivíduo de 33 anos, sem motivo aparente, num local público e com testemunhas. Suponham ainda que esse indíviduo é cadastrado, está em situação de pena suspensa, e que (pasme-se) foi novamente libertado após a ocorrência.
    Agora a questão: atendendo à barbárie do acto, à recente controvérsia com o código penal, com a estupidez sucedida na SIC Notícias (Santana/Mourinho), e com o que tem sucedido no caso dos Skinheads, este caso seria ou não notícia, na opinião dos Srs Jornalistas?
    Pois, pasme-se, apenas um orgão noticioso de âmbito nacional assim o entendeu – http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=261004&idselect=10&idCanal=10&p=200
    Falando agora de jornalismo: O que é que os Srs. Mourinho ou Scolari terão feito nesse dia?

    +1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s