A UNESCO e a rádio

A UNESCO proclamou o dia 13 de fevereiro como o Dia Mundial da Rádio. Muitas razões terão justificado esta decisão. No site da UNESCO, são assim sintetizadas as virtudes da rádio:

«A rádio é o meio de comunicação de massas que alcança a mais ampla audiência no mundo. Também é reconhecida como uma ferramenta de comunicação poderosa e como um meio low cost. A rádio é especificamente ajustada para alcançar comunidades remotas e grupos vulneráveis: os deficientes, as mulheres, os jovens e os pobres, ao mesmo tempo que oferece uma plataforma para intervir no debate público, independentemente do nível educacional das pessoas. Além disso, a rádio tem um papel específico e relevante na comunicação de emergência e no resgate em desastres.»

Com esta convicção, o Dia Mundial da Rádio foi fixado para «criar maior consciência no público sobre a importância da rádio; encorajar os decisores a estabelecer e providenciar acesso a informação através da rádio; assim como melhorar as redes de cooperação internacional entre emissoras». No espírito destes objetivos, a UNESCO sugere para a comemoração da data este ano um conjunto de 15 ideias que passam, por exemplo, por encorajar os media a inserir uma banda alusiva ao dia nos seus espaços.