Vida de insecto

Se há coisa que a publicidade faz bem é retratar a nossa alma e acompanhar todos os momentos da nossa vida. Confortável e irritantemente omnívora. Irresistível.

O VW carocha surge em 2012 adaptado ao momento, como sempre fez, com este novo outdoor. Oferece-nos POWER, tira-nos FLOWER. A vida não está para menos mas apetece perguntar: Onde estão os hippies? E os yuppies? Que utopias nos restam a nós, breves insectos deste imenso universo?

A mensagem da flor riscada é a tradução do conceito exibido já no ano passado, na Super Bowl, o  21th Century Beetle.

Ecológicos e minúsculos, respirando as nossas vidas intensamente superficiais desaprendemos de sonhar. A Volkswagen – carro do povo –  recorda-nos dessa pulsão e dá-nos um empurrãozinho.

1964

1966 - Don't laugh.

1967

1968 Live below your means

Receita para os tempos que correm: viver abaixo das possibilidades.

O escaravelho tem sete vidas. Ou mais.

Imagem de abertura: www.ligateamedia.pt; Publicidade vintage: http://www.adclassix.com

3 thoughts on “Vida de insecto

  1. Esta é também uma forma de a VW se retratar pelo facto de ter comprometido a carreira do New Beetle na Europa e junto do público masculino quando tornou a primeira reencarnação no carro oficial da Barbie, para além de trazer, no seu interior, um espaço específico para colocar uma… flor.

  2. Obrigada pelo complemento da informação, Pedro. Trazia não só o espaço, mas a própria flor, uma gerbera de pétalas aveludadas. Esforços de segmentação…

  3. A VW também uniformiza a identidade da marca, apelando a um dos factores estruturais para uma marca de automóveis: a nacionalidade (bem como os estereótipos que ela evoca). No fundo, é um regresso às raízes com o New Bettle como bandeira (para o carocha original, a VW desenvolveu uma publicidade com um a ser rebocado, garantindo tratar-se de uma imagem rara, afinal, este era produto da engenharia alemã). E essa aposta é particularmente visível nos EUA, mercado que sempre foi o calcanhar de Aquiles da marca alemã.

Os comentários estão fechados.