Sessão sobre Semiótica Social Crítica


“Semiótica Social Crítica: agenda para a pesquisa multimodal” é o tópico que Carmen Rosa Caldas-Coulthard, conhecida Professora e investigadora do CELS – Centre for English Language Studies, da Universidade de Birmingham, vai discutir com os alunos de doutoramento de Ciências da Comunicação da UM e com todos os interessados, no próximo dia 27, a partir das 14.3, na Sala de Actos do Instituto de Ciências Sociais, Campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga.
A iniciativa é do Centro de estudos de Comunicação e Sociedade e do Curso de Doutoramento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.
Carmen Caldas-Coulthard lecciona nas áreas da linguagem e do género, linguagem nos média, análise narrativa, discurso, cultura e comunicação e estudos de tradução. Investiga actualmente a forma como as identidades são construídas no discurso e como os diversos modos de comunicação contribuem para o significado global dos textos. Tem um interesse particular na questão de como o género e as representações culturais são realizadas no discurso dos média e nas novas tecnologias.
Entre as suas obras destacam-se Language and Gender (Atica, 1991), News as Social Practice (F.U.S.C., 1997); Texts and Practices: Reading in Critical Discourse Analysis (ed. com Malcom Coulthard, Routledge, 1996), The Writer’s Craft, the Cultures’ Technology, (ed. com Michael Toolan, Rodopi, 2005), Desvendando Discursos (ed. com Leonor Scliar Cabral, F.U.S.C., 2007), Identity Trouble: Critical Discourse and Contested Identities, (ed. com Rick Iedema, Palgrave, 2008).