Mais um trabalho editado pelo OberCom, que acaba de sair, da autoria de Gustavo Cardoso, Jorge Vieira e Sandro Mendonça. Com base num amplo leque de fontes nacionais e internacionais, procura delinear as tendências e perspectivas sobre o que serão os jornais no futuro.
Destacamos aqui as 10 ideias que os autores propõem para os “novos jornais”:
1. Na sociedade de informação os leitores fazem parte do jornal.
2. Se algo não for facilmente acessível ao leitor ele encontrará forma de o obter em qualquer outro lado e de qualquer outro modo.
3. Os jornais não são de papel – nem apenas de palavras escritas.
4. Os jornais sobreviventes e renovados serão as novas agências
noticiosas do século XXI.5. Os jornais são organizações que servem propósitos económicos e
éticos.6. Os jornais trabalham num território situado entre os dados brutos e o conhecimento refinado.
7. A “marca” de um jornal tem vida para além das páginas.
8. O jornal foi uma rede social antes das redes sociais.
9. Num jornal e no jornalismo há novas profissões a emergir.
10. O jornal de hoje pode bem ter de ser diferente do de ontem.
Consultar o estudo: AQUI
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Fantástica a lista. Concordo com todos os pontos.