Prémio internacional em Educação para os Media

Três investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho recebem hoje o Evens Prize for Intercultural Education 2009 – Media Education, em Bellaria,Itália, numa cerimónia que se realiza no quadro do 2º Congresso Europeu de Educação para os Media.

A candidatura apresentada pelo CECS traduziu-se num projecto intitulado Media Education in Booklets: Learning, Knowing and Acting. O prémio é atribuído pela Evens Foundation, da Bélgica, e tem o alto patrocínio da Comissária Europeia para a Informação, a Sociedade e os Media, Viviane Reding. Visa “realçar a importância da Educação para os Media e promover o desenvolvimento de propostas sustentáveis neste âmbito, dirigidas a crianças na Europa”.

O projecto do CECS foi submetido a 15 de Janeiro deste ano, tendo passado pelo ‘crivo’ de várias selecções intermédias e a visita à Universidade do Minho de um elemento do júri e coordenador de projecto da Evans Foundation. Consiste na produção de três livrinhos que incluem trabalho de criação gráfica de personagens e que visam sugerir a pais e educadores indicações úteis sobre como lidar com os media, no dia a dia, tendo por base investigações feitas no âmbito do CECS. O primeiro booklet, pronto para difusão, incide sobre a TV, seguindo-se outros dois sobre jogos vídeo e Internet e redes sociais.
(Declaração de interesses: estive ligado, ainda que em segundo plano, à equipa que preparou o projecto premiado, que foi coordenado por Sara Pereira e integrou também Luís Miguel Pereira).

Anúncios

2 thoughts on “Prémio internacional em Educação para os Media

Os comentários estão fechados.