Viragem editorial na SIC?

Segundo a imprensa de hoje, a SIC tem uma nova aposta ao nível da programação. Finalmente o canal generalista privado parece apostado em recuperar uma imagem de marca: os formatos de informação. Ontem estreou “Nós por Cá”. Para os próximos tempos anunciam-se mais novidades: “Mário Crespo entrevista…” e “Aqui e agora” (uma rubrica do “Jornal da Noite” que ganhará autonomia). O noticiário das 20h00 terá também novas rubricas. Segundo os responsáveis da SIC, haverá uma atenção em diversificar os convidados e em criar novos canais de participação. A concretizar-se este objectivo, é uma excelente notícia para a vitalidade do espaço público televisivo e para o fim de uma TV das Elites, construída por uma confraria extremamente reduzida.

One thought on “Viragem editorial na SIC?

  1. Não gosto particularmente do programa “Nós por cá” (PC) contudo julgo que tem um espaço e público definidos. O que me provoca alguma confusão é a semelhança entre o jornal da noite e o NPC. Pouco ou nada os diferencia. E assim o que ganha a televisão? Em vez da abusiva 1h30 de telejornal de “notícias” passamos a ter 2h30. Depois as estatísticas mostram um povo português pessimista pudera com horas a fio de “notícias” de problemas e desgraças é difícil acordar no dia seguinte e ter ânimo para continuar…

    Quanto à TV de Elites, muito provavelmente não possuo todos os factos porque vejo pouca TV generalista, mas do que me lembro do jornal da SIC do último ano foi uma aproximação gritante ao estilo TVI. Com recortes de mini-“histórias” de casos insólitos em texto pelo meio, com fotografias das férias dos telespectadores, com piadinhas entre os dois jornalistas, ou seja tudo menos a imparcialidade dos factos crua e sintética.

Os comentários estão fechados.