Tão iguais que eles são!…

É muito interessante olhar para as primeiras páginas de hoje (segunda-feira, 5 ) dos três diários desportivos que se publicam no nosso país:

jogo_05-01-08

bola_05-01-083

 

 

 

 

 

 

 

 

record_05-01-08

 

 

 

 

 

 

 

 

As opções editoriais de cada uma destas publicações nem sempre são diferentes, mas desta vez  revelaram-se iguaizinhas de todo: no assunto, na ideia de título, no recurso ao ditado popular, no trocadilho das palavras… Pura coincidência? Talvez não. Há certos mecanismos mentais e fenómenos de mimetização que ajudam a explicar como os jornalistas do desporto (e não só os do desporto, mas aí talvez mais do que noutras áreas) tendem a ‘ler’ os acontecimentos de modo semelhante. Sintomas de funcionamento em “tribo”, como diversos investigadores já sugeriram… E, claro, uma interpretação muito similar dos supostos interesses dos leitores cuja atenção se pretende cativar.

3 thoughts on “Tão iguais que eles são!…

  1. São, de facto, bastante curiosas estas três primeiras páginas. As coincidências existem, é certo, mas eu também estou em crer quea explicação está na teoria “tribal” explorada pelo post. De todas as formas, chega a ser surpreendente.

Os comentários estão fechados.