Teoria matemática da comunicação faz 60 anos

Passam este ano 6o anos sobre a publicação do célebre texto de Claude Elwood Shannon “A mathematical theory of communication”, que tanto iria marcar as concepções e aplicações da informação, na segunda metade do séc. XX.
O artigo foi originalmente publicado nas edições de Julho e Outubro de 1948 do “The Bell System Technical Journal”, aparecendo a teoria associada também aos nomes de Warren Weaver e Norbert Wiener.

Põe o foco em conceitos e dimensões como entropia, ruído, transmissão, (de)codificação, sinal, sistema de informação. A designação da teoria é, ela própria, criadora de ruído, visto que, mais do que teoria da comunicação, é uma teoria da informação (e de um certo conceito de informação). Mostra-se distante de uma concepção dialógica de comunicação e indiferente aos aspectos semânticos. Logo a abrir o texto fundador, escreve Shannon:

“O problema fundamental da comunicação consiste na reprodução exacta ou aproximada, num determinado ponto, de uma mensagem seleccionada num outro ponto. Ocorre com frequência que as mensagens possuem significados (…)  Estes aspectos semânticos da comunicação são irrelevantes para o problema da engenharia”.

(Via: Media Trend)

One thought on “Teoria matemática da comunicação faz 60 anos

  1. Sempre fui fascinado pela teoria matemática da comunicação. É uma grande alegria saber que esta “ilustre senhora” completa seus 60 anos, sendo alvo de grandes discussões entre estudantes e profissionais de comunicação em todo mundo

Os comentários estão fechados.