Media Re-public – série de trabalhos

Há cerca de três anos, o Berkman Center for Internet & Society, da Universidade de Harvard, publicou um trabalho que viria a ter um impacto significativo nas leituras que se fizeram/fazem do relacionamento entre o jornalismo e os blogs.
Agora, dando seguimento a um projecto sustentado, disponibiliza – mesmo a tempo das leituras de Natal – uma série de contributos, sob a designação genérica “Media Re:Public – News and Information as Digital Media Come of Age“.
Há uma introdução, discutem-se temáticas específicas – informação internacional, princípios para uma nova literacia mediática, serviço público e assuntos públicos, média digital, democracia e diversidade, média tradicionais e a esfera pública em rede, editores-o melhors está para vir? – e apresentam-se três estudos de caso.
Escreve-se na nota de apresentação: “This inclusive conversation should aim to build on the best from all areas — the energy of participatory media and the expertise of professional journalists, the competitive drive of commercial media and the commitment to excellence of public broadcasters, the dedication and deep knowledge of community organizations and advocacy groups and the interests and energy of the public. The Media Re:public project’s research process benefited from a large and varied group of contributors, authors, and interlocutors.”

[Post parcialmente replicado a partir deste]

Anúncios