A Fundação para a Ciência e Tecnologia acaba de divulgar os resultados da avaliação externa feita aos centros de investigação da área de Ciências da Comunicação. A ordenação ficou assim estabelecida:
Excellent:
CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho)Very Good:
– Labcom – Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (Universidade da Beia Interior)
– CIMJ – Centro de Investigação Media e JornalismoFair:
– CECL – Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (Universidade Nova de Lisboa)*
– CETAC.MEDIA – Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (Universidade do Porto e Universidade de Aveiro)*
– CICANT . Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (Universidade Lusófona)*.
*Segundo o site da FCT estas três últimas unidades anunciaram a intenção de solicitar uma reavaliação.
O painel de investigadores foi constituído por Peter Golding (Univ. Loughborough, UK), Cees Hamelink (Univ. Amsterdão) e Else de Bens (Univ. Gent, Bélgica).
ACTUALIZAÇÃO (19/12):
Corrigi, neste post, as designações de cada uma das classificações, passando a utilizar aquelas que a FCT utiliza. Questionaram-me a propósito da tradução de “Fair” para português e pareceu-me justo o reparo.
Há quem entenda que não deveria ter sido divulgada a classificação dos três centros de investigação que solicitaram reavaliação. Discordo. Primeiro porque a avaliação existe e foi comunicada aos centros e toda a comunidade científica a conhece (e em alguns casos solidarizou-se com os que foram objecto de tal classificação). Segundo, porque, se se divulga que os afectados recorreram da avaliação, é porque esta existiu. E se, porventura, ela é considerada uma injustiça, não é importante conhecê-la?
Finalmente, porque o conhecimento do que se passou me parece mais transparente do que o silêncio. Afinal, enquanto docentes que avaliam os alunos e os colegas, é assim que procedemos. Não vejo, por isso, onde possa estar a falta de ética, de que me acusa um comentário neste post.
Parabéns, Manuel, pelos resultados.
Essa notícia apenas reforça e dá mais relevo ao trabalho que estão conduzindo e desenvolvendo por aí. Parabéns, sucesso, prosperidade e vida longa!
Não me parece de todo correcto publicar informação provisória e que não foi divulgada pela FCT. Uma parte dos centros desta área científica “manifestou intenção de solicitar reavaliação”, ficando por isso a informação em fase de revisão.
Muito pouco ético.
A informação é pública, apesar de provisória. E foi divulgada pela FCT a todos os órgãos de comunicação social. É evidente que deve ser publicada. Parabéns ao CECS.
Subscrevo a observação de António Granado. Sei que estes resultados são já conhecidos há algum tempo, mas só foram aqui divulgados, e bem, quando a FCT os tornou públicos. Não há aqui nada de anti-ético.
O resultado atingido pelo CECS é, acima de tudo, motivo de orgulho e grande satisfação para quem tem a sorte de conhecer o excelente trabalho da equipa de investigadores da UM. Parabéns!
Parabéns a todos os investigadores do CECS. O resultado da avaliação é, sem dúvida, um incentivo aos projectos em andamento e aos que estão por vir. E, mais que isso, é um reconhecimento de que o trabalho, em equipa, sempre alcança melhores resultados.
Parabéns. Sem dúvida!
Parabéns aos investigadores do CECS.
A luta continua
Parabéns ao CECS.
Como dizemos no Brasil, “vamo que vamo” (vamos em frente)..