Cem anos de ensino de jornalismo na RTP2

O programa desta semana do Clube de Jornalistas, na RTP2 tem por tema a formação superior em jornalismo, no ano em que se celebra o centenário do primeiro curso de jornalismo do mundo (na Universidade de Missouri, Estados Unidos da América)  e quase 30 sobre o primeiro curso universitário de comunicação social, em Portugal (Universidade Nova, 1979).
O Clube de Jornalistas vai debater o assunto com Carla Batista, professora do curso de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, Paulo Moura, professor do curso de Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social, e Adelino Gomes, jornalista e, actualmente, Provedor do ouvinte da Rádio Difusão Portuguesa. O programa, que vai para o ar à meia noite e um quarto (de quarta para quinta-feira), inclui um depoimento de Fernando Cascais, jornalista e director do Cenjor, e é moderado por  Dina Soares.

(Em tempo – Na Universidade do Minho, Sandra Marinho está a fazer um doutoramento precisamente sobre a qualidade do ensino do jornalismo em Portugal, em particular sobre o modo como os cursos de Ensino Superior português aproveitaram o processo de Bolonha para acompanhar os desafios que o campo jornalístico vem enfrentando).

About these ads