Aprender a fazer contas

Princípio da tarde. Vou no carro a ouvir a Antena 1. Começam as notícias e uma das que merece chamada de destaque sublinha que o número de fumadores desceu 6% desde que entraram em vigor as medidas anti-fumo nos espaços públicos.

Oiço e penso para comigo: já valeu a pena, mas não é número por aí além, para ser dado com este destaque. Mas eis que a palavra é dada ao director-geral de Saúde que continua a enfatizar a importância do dado. E, lá pelo meio, explica que a percentagem de fumadores era, no início do ano, da ordem dos 18% e que se calcula que tenha descido, entretanto, para a casa dos 12%.

Se eu entendi bem, a jornalista que apresentava o caso fez bem a conta: 18 menos 12 dá 6. Só que, como é evidente, não era essa a conta a fazer.

7 thoughts on “Aprender a fazer contas

  1. Tenho alguma dificuldade em acreditar que tenha havido uma redução de 50 %!…

    (como ‘não acredito’ que a % de fumadores seja apenas de 12 %, equivalente a um pouco menos de 1 em cada 8 pessoas…)

  2. Caro Leonel Vicente, no caso a descida terá sido de 33,3% (refiro-me à queda de 6 p.p., de 18% para 12%). Parecem-me plausíveis os 12%, se os 100% forem (como se depreende do texto em causa) a totalidade dos portugueses. Significa, nesse caso, que cerca de um 1,3 milhões de portugueses fumam.

  3. Pingback: Matemática | Aula Sobre Fracções | : fractura.net!

  4. pow to precisand de ajuda nessa conta akii não seii nada por favor me ajuda aii >>> A={x e z)-3 <_ 3} pow a conta é desse jeito aii me AJUDAA

Os comentários estão fechados.