Chaves para o sucesso na web

Caroline Litlle, hoje conselheira para a implantação do jornal The Guardian na América do Norte, explicitou, numa recente conferência da WAN (World Newspapers Association), os quatro eixos do desenvolvimento do jornalismo na web:

  • Aposta no jornalismo multimédia, analisando os melhores meios para dar as notícias e tirando partido da panóplia de recursos ao dispor
  • Utilização sistemática de bases de dados em todas as áreas, regularmente actualizadas, de modo a torná-las imprescindíveis, nomeadamente para os leitores
  • Envolver a audiência, para melhor a conhecer e dar-lhe oportunidade de participar
  • Atenção à disseminação dos conteúdos noutras plataformas, dado que não se controla mais o formato em que os leiotres seguem o jornalismo que se produz.

A “receita” do ponto de vista da estratégia, passaria por:

“Keep one foot rooted in the core journalism values of the core product, and one that happens to be delivering the most revenue, and with the other, stretch as far as possible to try new things in this new medium” .

Fonte e complemento: AQUI