Seminário “Mudanças na profissão, mudanças na formação”

“Jornalismo: mudanças na profissão, mudanças na formação” é o título de um Seminário que terá lugar no próximo dia 26 de Setembro, na Universidade do Minho, em Braga.

Organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), o debate – que decorrerá durante todo o dia – sentará à mesma mesa académicos, professores, profissionais e estudantes de jornalismo de diferentes gerações, procurando compreender as profundas transformações por que está a passar a actividade jornalística e, simultaneamente, de que modos estes novos desafios deverão influenciar a oferta de formação de futuros jornalistas.

Questões como a mudança das práticas profissionais no novo contexto da expansão das tecnologias digitais, a relação entre a formação dada e as exigências do mercado de trabalho, a interacção entre profissionais no activo e formadores de novos jornalistas, entre outras, serão trazidas à discussão.

Também as mudanças verificadas nos últimos dez anos, no que respeita às expectativas dos estudantes de jornalismo, serão objecto de análise, tendo por pretexto a visualização de um documentário sobre este assunto apresentado no último Congresso dos Jornalistas Portugueses, em 1998.

João Canavilhas (especialista em Webjornalismo e docente da Universidade da Beira Interior), António Granado (editor do “Publico.pt” e docente de Jornalismo na Universidade Nova de Lisboa), Luísa Bessa (directora-adjunta do “Jornal de Negócios”), Pedro Leal (jornalista da “Rádio Renascença” e docente do Curso de Jornalismo da Universidade do Porto) e David Pontes (director-adjunto da “Agência Lusa”) são alguns dos participantes com presença já confirmada.

A conferência de abertura do seminário estará a cargo de um professor e investigador com projecção internacional cujo nome será em breve divulgado.

A organização do evento está a cargo de Sandra Marinho e Joaquim Fidalgo, docentes do departamento de Ciências da Comunicação da UM e investigadores do CECS.

2 thoughts on “Seminário “Mudanças na profissão, mudanças na formação”

  1. Pingback: Jornalismo: mudanças na profissão, mudanças na formação : Internet and Media

  2. Pingback: Mudanças no Jornalismo (act.) « Jornalismo e Comunicação

Os comentários estão fechados.