Como os telespectadores interagem com o Provedor

Não está ainda disponível no site da RTP, mas já foi divulgado à imprensa o Relatório do Provedor dos Telespectadores relativo ao ano 2007. Algumas notas interessantes que ressaltam das notícias do DN e do Público:

  • mais de 16 mil mensagens dirigidas ao Provedor (250 das quais relativas a queixas e críticas desfavoráveis sobre a objectividade e exactidão da RTP);
  • 70% das mensagens foram enviadas por homens;
  • mais de 2/3 são mensagens relativas à RTP1
  • mais interpelações associadas à informação do que à programação;
  • principais queixas: parcialidade na informação; incorrecções ou exageros nos directos; falta de pluralidade na escolha de convidados; futebol em demasia
  • “Prós e Contras” é o programa mais visado nas considerações dos telespectadores;
  • relativamente à programação, os telespectadores queixam-se de alterações na grelha, horários tardios e interrupção da emissão de séries e novelas;
  • programação da RTPi tem sido alvo de críticas altamente negativas;

Será isto sinal de um balanço positivo da actividade do Provedor?