As crianças e os media

São divulgadas na edição de hoje do jornal Público as conclusões de um estudo empreendido por investigadores da Universidade Nova de Lisboa acerca do modo como crianças e jovens são retratados nas notícias. Algumas ideias em síntese:

  • as crianças sofrerão as consequências da exposição mediática em momentos em que deveria ter sido protegida a sua identidade;
  • «são as crianças com menos de 12 anos, em situações de maus tratos, abandono, negligência ou com um padrão de delinquência infantil, as que vêem mais frequentemente a sua identidade exposta»;
  • há “claríssimas” violações dos direitos das crianças pelos media;
  • os jovens delinquentes são primeiramente condenados na praça pública.

O estudo agora divulgado pelo Público observou particularmente o modo como, em 2005, os jornais trataram as crianças. Muitos outros acontecimentos dão sinais de que, pelo menos, alguns destes problemas se mantêm. No âmbito de um projecto par, aprovado pela FCT em 2006, um grupo de investigadores da Universidade do Minho está também a estudar as imagens da infância nos media. Procurando analisar os discursos mediáticos sobre crianças em risco, publicados durante o ano em curso, este projecto visa, entre outros aspectos:

  • caracterizar as notícias sobre crianças na comunicação social portuguesa;
  • identificar o modo como a noção de risco é construída pelo discurso mediático;
  • reconhecer tendências e diferenças na cobertura noticiosa sobre crianças;
  • analisar como as crianças são retratadas do ponto de vista imagético (fotojornalismo e outros meios audiovisuais e multimedia).

As crianças que são notícia sofrem duas vezes, as suas vidas não serão como poderiam ser se não houvesse exposição da sua identidade.

Público, 11 de Março de 2008

One thought on “As crianças e os media

  1. Ola.
    Achei muito interessante este estudo, porque as crianças que são alvo de exposição mediática negativa serão apontadas para o resto da vida, sofrendo alguma exclusão social.
    Se alguém tiver interessado em Saber alguma coisa sobre a influenciado media na vida dos jovens visite este blog, se não tiverem interessados neste tema podem também lá encontrar outro temas.
    Gostava que a autora deste tópico fosse ao blog e disse-se o que acha dele.
    cumps
    http://imediaj.wordpress.com

Os comentários estão fechados.