Jornalistas bloggers no espaço ibero-americano

Das várias centenas de jornalistas ibero-americanos – incluindo portugueses – que têm um blogue, inquiridos no âmbito de um estudo de Bella Palomo, realizado na Universidade de Málaga, 89 por cento defendem o chamado ‘jornalismo dos cidadãos’. O resultado consta de um estudo publicado pela revista académica Dialogos de La Comunicacion, editada pela FELAFACS – Federação Latinoamericana de Faculdades de Comunicação Social, sob o título Periodistas iberoamericanos con voz en la blogosfera.

Os jornalistas-bloggers são em geral jovens (75 por cento têm menos de 40 anos) do sexo masculino (cerca de70 por cento) e, na esmagadora maioria dos casos (91 por cento), fizeram cursos de jornalismo. À volta de metade acumulam o jornalismo com outras ocupações, nomeadamente com o ensino universitário, e estão ligados predominantemente à imprensa.

Outros dados do estudo:
• Para 48 por cento, o respectivo blogue é mais um trabalho jornalístico;
• Tres em cada quatro inquiridos consideram que com o blogue practicam jornalismo de opinião;
• Para 37 por cento, manter o blogue constitui uma forma de entretenimento;
• 61,9 por cento crê que o maior logro do seu blog foi interagir com a audiência;
• 57,1 por cento pratica um estilo de redacção mais livre no blogue.

Recomenda-se a consulta deste número de Dialogos de la Comunicacion em que o estudo referenciado está publicado, todo ele dedicado a investigações sobre a blogosfera.

Anúncios