O que é Jornalismo? Responde Carlos Chaparro


O luso-descendente Carlos Chaparro, professor da Universidade de São Paulo, acaba de introduzir uma inovação valiosa no seu blogue O Xis da Questão, propondo aulas semanais de jornalismo. São pequenos vídeos (já estão dois disponibilizados), nos quais reflecte sobre questões e práticas do campo jornalístico. E começa por aquilo que é aparentemente óbvio, mas que, por isso mesmo, carece de mais interrogação.

O jornalismo nota Chaparroele tem a ver com a vida. Porquê? Porque aquilo que é notícia só é notícia porque tem algum potencial de transformar a realidade. Então o jornalismo não lida com o efémero, o jornalismo lida com a transformação“.

8 thoughts on “O que é Jornalismo? Responde Carlos Chaparro

  1. Eu estava à procura de uma resposta conceitual sobre o que é jornalismo…. Estudo jornalismo e hoje saí da aulas com inúmeras interrogações, uma delas, “o que é jornalismo?” Como Chapassro disse, sabemos o que é, mas é difícil conceituar… Ninguém na aula soube responder. Nem o professor o fez, coube a nós fazer a pesquisa. Adorei essa iniciativa do Chaparro! Vou assistir toda semana com certeza!!!

    Abraços,

  2. Gostei imensamente pq estou revisando minha perspectiva sobre o jornalismo e o prof. Calos Chaparro – de modo direto e informal – começou a rediscutir a questão apontando caminhos. A iniciativa é ótima!

  3. Que maravilha professor! Com que propriedade o senhor define o jornalismo como nunca ví alguém definir. Sou jornalista atuante e estou maravilhada com a facilidade como coloca os fatos.
    Sou de Aracaju capital do estado de Sergipe e hoje após ouvi-lo estou mais orgulhosa em ser jornalista. Um forte abraço. Dora Mafra

  4. olá, sou estudante do 3º ano do EM e vi o site de vocês, gostei muito, e queria dizer que o meu sonho é ser jornalista, então se algum universitário puder me add no msn pra me dar uma dicas, eu vou ficar muito agradecida!!! (gabby_ita@hotmail.com)

Os comentários estão fechados.