Os (ab)usos da publicidade

 A ERC acaba de publicar uma deliberação que procura ‘pôr alguma ordem’ no modo como as publicações periódicas vêm lidando com a publicidade.

Além de chamar a atenção para a legislação que proíbe as confusões entre espaço editorial e espaço publicitário (com particular destaque para esse género estranhíssimo que é a chamada ‘publireportagem’, uma típica contradição nos termos…), a deliberação pronuncia-se também contra “práticas publicitárias particularmente invasivas dos espaços jornalísticos“.

Estas, infelizmente, continuam a proliferar nos mais diversos meios e das mais bizarras formas. Como a da imagem aqui ao lado, patente há alguns dias (21 de Janeiro de 2008, p. 5) no Público. O suposto trocadilho com os dizeres do anúncio – “break away” –  vai , de facto, muito longe, quebrando a meio uma notícia de apenas duas dúzias de linhas!

Mas não faltam por aí exemplos. É questão de ir olhando com atenção pelos jornais e pelas revistas…

One thought on “Os (ab)usos da publicidade

  1. esse anuncio é interessaste e agradável.
    Um exemplo aberrante desses abusos é o jornal Destak, que noticiam campanhas de publicidade novas…

Os comentários estão fechados.