Conceitos

Para ler o post que virá (cronologicamente) a seguir, dá jeito consultar a definição de alguns conceitos usados pela APCT (Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens) na sua actividade de auto-regulação e medição no sector da Imprensa e fixados no respectivo Regulamento:

ASSINATURA – Total dos exemplares vendidos, por edição, a entidades singulares ou colectivas, por um período previamente convencionado, e a um valor não inferior a 50% do preço de capa.

CIRCULAÇÃO GRATUITA – São considerados títulos de circulação gratuita, aqueles em que o número dos exemplares enviados, a um público determinado, a título de oferta, é igual ou superior a 50% daqueles que são objecto de venda ou assinados.

CIRCULAÇÃO PAGA – Circulação Total, deduzida dos exemplares oferecidos e daqueles que são objecto de venda ou assinatura por um preço inferior a 50% ao de capa.

CIRCULAÇÃO TOTAL – Somatório dos exemplares vendidos, assinados e oferecidos, com excepção dos destinados a promoção.

DEVOLUÇÃO – Total dos exemplares devolvidos, por edição, ao Editor, pelas entidades revendedoras.

DISTRIBUIÇAO – Total dos exemplares, por edição, destinados a revenda.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA – Quantidade de exemplares que, de forma regular e continuada, são postos à disposição de um público indeterminado, de forma gratuita, por caixa de correio ou outro sistema de distribuição.

EDIÇÃO – Total dos exemplares impressos sob o mesmo título e no mesmo idioma, que tenham os mesmos número, data e identificação a que pertencem, com um igual conteúdo editorial sem prejuízo de alterações de conteúdos em razão de especificidades locais, regionais ou nacionais.

OFERTA – Total dos exemplares enviados gratuitamente a entidades identificados, dos vendidos por um valor inferior a 50% do preço de capa e dos destinados a permuta com outros Editores.

PROMOÇÃO – Número de exemplares distribuídos gratuitamente a entidades não identificadas, com o fim de divulgar a publicação

SOBRAS – Total dos exemplares de uma determinada edição, que não tenham sido objecto de venda ou oferta, devolvidos ou não, ao Editor.

TIRAGEM – Total de exemplares impressos de uma edição, com excepção dos defeituosos e ou incompletos.

VENDA – Total dos exemplares vendidos, por edição, a preço igual ou superior a 50% do preço de capa, com excepção das assinaturas.

VENDA EM BLOCO – Total de 10 ou mais exemplares vendidos, por um valor igual ou superior a 50% do preço de capa, a pessoas físicas, empresas ou entidades não profissionais da distribuição de imprensa, e que são redistribuídos por estas, segundo um procedimento definido, estável, verificável e que garanta a sua entrega aos destinatários finais, sendo considerados como vendas, para efeitos de circulação.

VENDA NO ESTRANGEIRO – Total dos exemplares vendidos a terceiros fora do território nacional, por edição, a preço igual ou superior a 50% do preço de capa, com excepção das assinaturas.

Anúncios