Bolsas nos EUA para jornalistas

A FLAD – Fundação Luso-Americana e a Fundação Gulbenkian anunciam a abertura de candidaturas para a “Nieman Journalism Fellowship”, da Universidade de Harvard, A FLAD informa ainda sobre bolsas para jornalistas nos EUA, no quadro do “Programa José Rodrigues Miguéis” e do “Programa Alfredo Mesquita”.

A bolsa da Nieman Foundation destina-se proporcionar a oportunidade para passar um ano académico (2008-2009) na Universidade de Harvard e podem concorrer jornalistas portugueses a tempo inteiro ou freelancers com pelo menos cinco anos de experiência. [de acordo com o site indicado na publicidade inserida na imprensa, o prazo termina hoje mesmo de acordo com um novo anúncio inserido hoje, 19 de Dezembro, no Público, o prazo vai até 10 de Janeiro]

Quanto ao “Programa José Rodrigues Miguéis”, o prazo termina a 15 de Janeiro. Trata-se de uma bolsa de curta duração (entre 25 de Maio e 21 de Junho de 2008, duas semanas em Washington e outras tantas no (“Committee of Concerned Journalists”). Pode concorrer jornalistas com idades entre os 30 e os 38 anos, com um mínimo de cinco anos de carreira profissional. São critérios de preferência ter um contrato a um órgão de comunicação social e ser possuidor de um curso de licenciatura). Os candidatos terão de se submeter a prova oral e escrita de lingua inglesa, no processo de selecção.

O Programa Alfredo Mesquita tem características idênticas ao anterior, mas dirige-se expressamente a jornalistas açorianos.

Anúncios