“O apelo do objecto técnico”

A FNAC de Braga (é verdade: Braga passou a ter uma, desde a semana passada) organiza, no próximo dia 29 (quinta-feira), pelas 18.30, uma sessão para lançamento do livro “O apelo do objecto técnico. A perspectiva sociológica de Deleuze e Simondon”, da autoria de José Pinheiro Neves (investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho) e editado pela Campo das Letras.
A apresentação estará a cargo de Moisés de Lemos Martins (Prof. Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da UM) e de Adrian Mackenzie, Professor da Universidade de Lancaster – Inglaterra.
Neste ensaio a realidade interrogada é a hibridez da técnica, ou seja, é a técnica como animal (“espécie animal”, nas palavras de José Pinheiro Neves), é a liga que mistura orgânico e não orgânico, é o híbrido de humano e não humano, o híbrido de sensibilidade e inorgânico” (Moisés de Lemos Martins – prefácio).
O autor, doutorado em Sociologia com uma tese sobre a técnica nos tempos presentes – “A individuação técnica na actualidade” – , desenvolve pesquisas acerca dos efeitos sociais dos novos media no CECS (Centro de Estudos Comunicação e Sociedade) e acerca de agenciamentos sócio-técnicos no âmbito do CICS (Centro de Investigação em Ciências Sociais da U. Minho).

Anúncios