Livros do Brasil

Manuel Ciberjornalismo..alexprimo

Acaba de ser lançado o “Manual de Laboratorio de Jornalismo na Internet” (EDUFBA, 2007), um livro organizado pelos professores Marcos Palacios e Beatriz Ribas, ligados ao Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) da Universidade Federal da Baía.

Este Manual “estrutura e descreve um programa de exercícios práticos para o ensino do jornalismo na web”, organizados em três partes complementares: aspectos instrumentais; exercícios que exploram as características básicas do Jornalismo na Internet (Hipertextualidade, Multimidialidade, Interatividade, Personalização, Atualização Contínua, Memória); e práticas e recursos jornalísticos existentes na web.

Outro livro recente é o de Alex Primo, e intitula-se “Interação Mediada por Computador” (Editora Sulina, 2007). Glosa de forma aprofundada o conceito de interactividade na sua relação com o de cognição, mobilizando um quadro teórico pluridisciplinar. Este estudo da cibercultura é já considerado uma obra de referência no Brasil. Fica esta nota da introdução:

“O que é ‘interatividade’? Esta foi a pergunta que inicialmente motivou este livro. Muito além de uma aparente simplicidade, tal problema exige uma reflexão cautelosa, que coloque em revista até mesmo o que se pensa e se sabe sobre os processos de comunicação. A utilização dos conceitos e teorias da comunicação de massa pouco servem para esse debate. Não se quer, claro, menosprezar décadas de estudos rigorosos sobre os processos midiáticos. Mas se a interconexão na Internet permite ultrapassar diversas barreiras até então impostas pelos meios massivos, como estudar a interação mediada por computador com auxílio apenas das tradicionais senhas explicativas?”

Anúncios

One thought on “Livros do Brasil

  1. Pingback: Global Voices Online » Brazil: Manual for the online journalist

Os comentários estão fechados.