Informação televisiva no Clube

O programa ‘Clube de Jornalistas’ de quarta-feira, dia 10, propõe-se debater a informação que se faz em televisão. Os tópicos da ‘agenda’, avançados pelos responsáveis do programa, referem, sobre este tema, “aberturas de mais de 15 minutos sobre futebol, conferências de imprensa ‘sem direito a perguntas’, directos em catadupa sem informação relevante”. Em estúdio estarão Paquete de Oliveira, Emídio Rangel e João Barreiros, com a moderação a caber a João Alferes Gonçalves. Na RTP2, depois das 23 e 30.

Anúncios

2 thoughts on “Informação televisiva no Clube

  1. Assunto de muito relevo, é verdade. Mas o que me questiono é o que poderá este pequeno programa fazer para mudar um “mercado” de notícias televisivas completamente sufocado por um vazio auto-infligido.Aliás o que não percebo é como é que não existe qualquer artigo no código da deontologia do jornalismo que explícita ou implicitamente acautele este estado de coisas (provavelmente existe). Não se poderia enquadrar este modelo numa qualquer referência à mercantilização e servidão das notícias televisivas face ao mercado publicitário?

  2. VOTOS

    Faço votos no sentido de o programa constituir um sério debate sobre o “jornalismo de sargeta, baba e ranho” que para aí anda, mormente nas televisões.
    Espero, também, que esse programa avance o adiado propósito do MIL liderado pelo Resendes: fazer a classe jornalística assumir que é forçoso responsabilizar pessoalmente o jornalista que mente, inventa, manipula …
    Espero, finalmente, que a par dos árbitros de futebol, o “jornalismo de sargeta, baba e ranho”deixe de ser inimputável perante tudo e todos …

Os comentários estão fechados.