Vinte anos de notícias sobre SIDA

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket“A Problemática da Sida como Notícia” é o título de um estudo sobre a cobertura jornalística da “primeira pandemia moderna”, da autoria de Nelson Traquina, Marisa Torres Silva e Vanda Calado (Ed. Livros Horizonte).

A investigação incide sobre as notícias publicadas no Diário de Notícias e no Correio da Manhã ao longo de 20 anos (1981-2000). Para uma componente comparativa multinacional foram também inseridos na análise O Jornal de Angola e outras publicações impressas oriundas de Espanha, Brasil e Estados Unidos.

“(…) [F]oi de maneira muito gradual que se tomou consciência da gravidade, da transversalidade e das implicações desta doença. É fascinante notar como diversos jornais e jornalistas reagiram, de modo mais informado ou menos, de modo mais, ou menos consciente, de modo mais, ou menos preconceituoso. É interessante observar essa evolução no nosso País e compará-la com a mesma evolução em Países como Angola ou o Brasil” – salientam os autores.

Anúncios

One thought on “Vinte anos de notícias sobre SIDA

  1. Pingback: A SIDA COMO NOTÍCIA « (+)

Os comentários estão fechados.