Lançamentos (1)

O número 9-10 da revista ‘Comunicação e Sociedade’ da Universidade do Minho é dedicado ao jornalismo digital e inclui um dossier relativo à conferência “Dez anos de Jornalismo Digital em Portugal”. Eis o índice:

  • Introdução, Manuel Pinto e Luís António Santos
  • O jornalismo e os novos meios de comunicação social, Mark Deuze
  • Hacia un currículo de ciberperiodismo. Estado, problemas y retos en la enseñanza del periodismo online: El caso de España, Santiago Tejedor Calvo
  • O jornalismo contemporâneo no Brasil: as mídias digitais como elo entre a crise e a busca de uma nova identidade, Elizabeth Saad Corrêa
  • O mito libertário do “jornalismo cidadão”, Sylvia Moretzsohn
  • Internet y las nuevas formas de participación de los oyentes en los programas de rádio, Susana Herrera Damas

Dossier “DEZ ANOS DE JORNALISMO ONLINE EM PORTUGAL”

  • Jornalismo digital: Dez anos de web… e a revolução continua, Rosental Calmon Alves
  • Ciberjornalismo: dos primórdios ao impasse, Helder Bastos
  • Do jornalismo online ao webjornalismo: formação para a mudança, João Manuel Messias Canavilhas
  • Algunhas propostas para vencer os desafíos na formación dos ciberxornalistas, Xosé López
  • Construyendo un nuevo periodismo. Diez años de logros y retos en la prensa digital, Ramón Salaverría

TESTEMUNHOS:

  • Dez anos de jornalismo digital no Jornal de Notícias, Manuel Molinos, Nuno Marques e Paulo Ferreira
  • Setúbal na Rede: o caso de um projecto pioneiro, Pedro Brinca
  • Vida e obra do Notícias Lusófonas, António J. Ribeiro
  • Jornal Digital: Percurso histórico, Madalena Sampaio
  • Jornalismo digital. Poder, responsabilidade e desafios, Filipe Rodrigues da Silva
  • VÁRIA:
  • O jornalismo e a obrigatoriedade do diploma: negociando as fronteiras da comunidade jornalística no Brasil, Rafael Fortes e Afonso de Albuquerque

LEITURAS

  • Santos, Rogério (2005) “As Vozes da Rádio”, 1924-1939, Lisboa: Editorial Caminho, Helena Sousa
  • Cintra Torres, Eduardo (2006) “A Tragédia Televisiva: um género dramático da informação audiovisual”, Lisboa: ICS., Felisbela Lopes
  • Soares, Tânia de Morais (2006) “Cibermedi@ – Os meios de comunicação social portugueses online”, Lisboa: Escolar Editora, Daniela Bertocchi
  • Fogel, Jean-François & Patino, Bruno (2005) “Une Presse sans Gutenberg”, Paris: Grasset, Luís António Santos.
Anúncios