Lançamentos (2)

Entre outras apresentações de livros, o 5º Congresso da SOPCOM, Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação vai ser ocasião para o lançamento de “A Televisão das Elites”, da autoria de Felisbela Lopes, e de mais um número (duplo) da revista ‘Comunicação e Sociedade’. Ambas as edições trazem a chancela da Campo das Letras e serão apresentadas no dia 6 de Setembro, às 18.30 no Campus de Gualtar da Universidade do Minho (dentro de dias anunciaremos outros lançamentos).

Photo Sharing and Video Hosting at PhotobucketO volume “A TV das Elites” tem por subtítulo “Estudo dos programas de informação semanal dos canais generalistas (1993-2005)” e retoma uma parte da dissertação de doutoramento de Felisbela Lopes. Destaco a nota de apresentação:

“Uma televisão de todos e para todos está longe de ser uma realidade, quando a nossa referência é a informação semanal da RTP1, da SIC e da TVI. Olhando os plateaux informativos, não se descobrirá o retrato do país que somos. Antes se vê aí desenhado um mapa social que salienta as elites que a TV absorve e reforça. Torna-se, assim, difícil encarar o pequeno ecrã como “espelho do quotidiano”.

Este livro centra-se na programação informativa emitida nos canais generalistas portugueses entre 1993 e 2005. Nesse período, promoveu-se preferencialmente uma discussão política que incluiu sobretudo as elites políticas, as mais bem treinadas na arte de colocar o poder em cena, as mais capazes para representar uma dramaturgia democrática, as mais habituadas a conciliar um discurso persuasivo com as exigências mediáticas. Se quem fala na TV são as elites, elas perpetuam-se no poder de acordo com a capacidade de circulação no espaço público televisivo.

Nem todos podem participar em programas de informação televisiva. Quem é incapaz de adaptar o seu discurso aos códigos televisivos não pode falar em televisão; quem é desconhecido da opinião pública está também excluído, a menos que protagonize um acontecimento de grande amplitude; quem não pertence a instituições centrais onde se exerce o poder político tem igualmente poucas hipóteses de ser convidado. Foi isso que aconteceu entre 1993 e 2005. Consequentemente, construiu-se no espaço televisivo uma enorme espiral de silêncio que se foi avolumando ao longo dos anos”.

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One thought on “Lançamentos (2)

  1. Há que planear, portanto, um assalto à banca dos livros, não é? 😉
    Mais a sério: para quem se interessa, como eu, no “crossfade” entre Internet e TV, estes dois livros aqui anunciados parecem-me inevitáveis candidatos ao estatuto de “obrigatórios” na biblioteca e nas leituras. Até ao SOPCOM!

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