Blogger ganha prémio internacional de jornalismo

Photo Sharing and Video Hosting at PhotobucketO blogger egípcio Wael Abbas acaba de vencer o Knight International Journalism Award, ex-aequo com uma repórter de investigação de Myanmar (Burma), May Thingyan Hein.

O prémio foi atribuído pelo International Center for Journalists (ICFJ) através do Knight International Journalism Fellowships Program, que visa reconhecer pessoas que tenham contribuído para elevar os níveis de excelência dos media, nos respectivos países, ajudando a tornar o jornalismo mais respoávelvel perante a sociedade.

Abbas é o primeiro blogger a receber tal distinção e vê ser-lhe atribuído o prémio por, segundo o ICFJ, ter revelado no seu blog Misr Digital (‘Consciência Egípcia’) casos geralmente evitados pelos media do país, tais como protestos, corrupção e brutalidade policial. As suas reportagens em primeira mão, incluindo vídeos e fotografias, têm atraído milhares de leitores, bem como a atenção dos principais media que começaram a prestar atenção às estórias por ele reveladas.

O júri final era constituído por dois antigos Knight ‘fellows’–Roger Atwood do secretariado para a América Latina e John Pancake do Washington Post— Patricia Weems Gaston do Washington Post, Owen Ullmann do USA Today, bem como o presidente da ICFJ, Joyce Barnathan.