Correio da Manhã lidera também em audiência

Durante anos, Correio da Manhã e Jornal de Notícias disputaram ombro a ombro a liderança da circulação dos diários generalistas. Depois, o CM manteve-se e o JN desceu. A seguir, o CM baixou ligeiramente, mas o concorrente não subiu. Porém, mantinha sempre a margem para afirmar: “…mas somos líderes em audiência”. E eram. Há muito tempo. Pois esse dado deixou de ser verdadeiro. Os dados da audiência (Bareme Imprensa, da Marktest) indicam que, também neste plano, o Correio da Manhã bateu o JN, no segundo trimestre deste ano.

O próprio CM que, naturalmente, dá destaque ao Bareme, publica umas tabelas que mostram os dados mais recentes:

Top ten’ de publicações pagas com mais leitores

  • Correio da Manhã – 983 000
  • Jornal de Notícias – 942 000
  • DECO/Proteste – 863 000
  • A Bola – 727 000
  • Record – 701 000
  • Visão – 673 000
  • Expresso – 597 000
  • TV 7 – 597 000
  • Maria – 596 000
  • Nova Gente – 557 000

Diários generalistas: audiência média no 2º trimestre 2007:

  • Correio da Manhã – 11,8%
  • Jornal de Notícias – 11,3%
  • Público – 4,4%
  • Diário de Notícias – 3,9%
  • 24 Horas – 2,8%

[complemento, em 11.07:

  • Metro – 7,5%
  • Destak – 7,2%]

Diários desportivos – audiência média no 2º trimestre 2007:

  • A Bola – 8,7%
  • Record – 8,4%
  • O Jogo – 5,7%
  • Diário Desportivo – 0,9%

Semanários – audiência média no 2º trimestre 2007:

  • Expresso – 7,2%
  • Sol – 2,7%

Sobre esta matéria, seria compreensível que o JN, digamos assim, não fizesse título com uma matéria que lhe não é favorável. Mas o outro extremo é dar a informação da forma como dá. Registam-se aqui o título e os três primeiros parágrafos:

Publicações semanais têm ganho leitores

Uma análise dos dados ontem fornecidos pelo Bareme -Imprensa, da Marktest, da audiência dos principais diários, semanários e revistas do mercado nacional, permite detectar que os leitores aumentaram nas publicações semanais no último trimestre. Nos diários de informação geral, o quadro não é uniforme.

Tanto os semanários de informação geral, o Expresso e o Sol, como as revistas, Visão e Sábado, sobem no trimestre Abril/Junho. No caso dos semanários o aumento é de 0.7%. O cenário no total dos jornais diários ainda é de quebra descem 1.6 %. Apenas o Correio da Manhã e o Diário de Notícias apresentam subidas nos últimos três meses em relação ao período anterior. O diário da Cofina cresce de 11.3% para 11.8% (983 mil leitores), conquistando, pela primeira vez, a liderança.

O Diário de Notícias, da Globalnotícias, regista mais 0.3%, de 3.6% passa a 3.9%, ficando mais perto do Público; o Jornal Notícias fica em segundo lugar no “ranking” com 11.3% (942 mil leitores). Perde duas décimas em relação a Janeiro/Abril.(…)”

Anúncios