“Meia Hora” – um olhar

Nas ruas de Lisboa apareceu um novo diário dos dias úteis. Apesar de gratuito – ou por causa de o ser – merece referência, até porque ele próprio se quer implantar nas classes médias e médias altas, aquelas que andam menos pela carris, pelo metro. E “se Maomé não vai à montanha…” – pedimos a Marisa Torres Silva, autora do recém-lançado livro “A Voz dos Leitores na Imprensa”, que nos desse o seu olhar sobre este novo título que se lê em “Meia Hora”. A foto, essa, tomámo-la de empréstimo do Indústrias Culturais (que também dedica um post a este novo jornal).

Será que, face ao panorama da imprensa nacional, podemos ainda falar do binómio qualidade vs. popular?

Pelos vistos, a Cofina (em parceria com a MetroNews) pensa que sim, ao lançar hoje um novoPhoto Sharing and Video Hosting at Photobucketgratuito que apelida como sendo de referência, o “Meia Hora” (distribuição de 100 mil exemplares). Curiosamente, o grupo é também detentor do título gratuito líder do mercado, o “Destak” . Mas o que é que separa os dois jornais, o que é que faz com que o novo título surja sob a égide de “qualidade”?

A meu ver, muito pouco. Em termos de grafismo, as diferenças são óbvias, com o “Meia Hora” a apostar mais nas cores suaves, numa apresentação mais sóbria, a contrastar com os vermelhos do “Destak”. Em termos de conteúdo do jornal, talvez um maior destaque para a política nacional e internacional, que aparecem em primeiro lugar no alinhamento (a seguir à secção “Bom Dia”, com opinião, agenda, efemérides e citação do dia), contrastando com a prioridade que o “Destak” dá à informação de carácter local. Está bem escrito, bem organizado, com títulos informativos mas apelativos, tal como os outros gratuitos generalistas. A publicidade ocupa 12 das 32 páginas, mas não tem classificados (será por ser o primeiro?).

De resto, o “Meia Hora” cumpre as funções de um gratuito – leitura rápida, adequação aos estilos de vida, distribuição em locais estratégicos, aposta numa nova fórmula de atracção publicitária – mas… não mais do que isso. E também não se poderia pretender mais. Daí a estranheza, apesar do obsoleto da dicotomia (uma abordagem multi-dimensional adequa-se mais ao contexto actual), do termo “de referência”.

Aliás, o editorial deste primeiro número, que contém também o estatuto editorial do jornal, afirma claramente: “Publicaremos apenas notícias, sem análise. Quem quer análise, pode ir buscá-la a outros espaços se e quando tiver tempo para isso (…). Este é um jornal para quem quer ser informado e não tem tempo a perder com palavras desnecessárias.”

Uma nota final, que valoriza este número 1 do “Meia Hora” e que é pouco comum encontrar num gratuito – a presença de uma “cacha” ou de uma notícia divulgada em primeira mão. A fazer manchete, o jornal apresenta dados de um estudo do ISCTE, sobre a corrupção em Portugal, que só irão ser publicamente apresentados a 15 de Junho.

Marisa Torres da Silva

Anúncios

83 thoughts on ““Meia Hora” – um olhar

  1. Quando nos dias que correm o poder da informação é cada vez mais desprezado e por vezes inacessivel, mérito e nobreza daqueles que gratuitamente preocupam-se em dar-nos poder..Que este seja disseminado por cada vez mais ruas da capital e do país. Se não nos conferir poder, para podermos ao menos andar informados.

  2. O projeto idealizado por Sandra Lima, surgiu icialmente com a intensão se homenagear mulheres que fazem a diferença, nas comunidades, ou na sociedade. A musa, a inspiração foi Vânia ,conhecida por Brasileirinha, nome dado a ela muito antes de conhecer Sandra Lima. Foi num pequeno espaço em copacabana, que ganhou o titulo, dado por gringos que frequentavam seu salão. Ela conta que eles adoravam a decoração, tudo com verde e amarelo, e a bandeira do Brasil na parede.Vânia é apaixonada pelo seu País, seu povo, e pela comunidade onde mora e é famosa por ser uma pessoa sempre disposta a ajudar quem precisa. O projeto inicialmente era um livro, e passou a ser um site construido por Heleda Antunes, e um documentario que conta com a direção de Tiago Medeiros. Sandra também ganhou a logo marca a guerreira de cabelo vermelho, do desenhista Paulo Roberto Antunes, que faz parte da equipe do desenhista Mauricio de Souza.
    A musica tema do documentário tem como interprete Raphael Lima.
    Entre as mulheres que fazem parte estão:
    Jade do funk, juiza, fala quatro idiomas, largou a toga, pra cantar funk.
    Jade mostra-se uma verdadeira guerreira, enfrentando criticas, e préconceitos, por seu sonho, pelo seu prazer, sua felicidade. Alem de mostrar a sociedade que funk não é coisa de gente sem cultura, é questão de gosto musical, estilo de vida.
    Rafaela Mendonça, é uma pequena guerreira quevem conquistando seu espaço no kartismo, superando as dificuldades pelo fato de ser mulher, e tambem porque o esporte tem custo muito alto. Mas nessa batalha ela vem contando com o apoio do piloto Cáca Bueno, da cantora Kelly Key, e da assessora Silvia Carvalho.
    Dona Rosangela é a guerreira que mostra , que pra fazer arte no Brasil tem quer realmente uma guerreira, tem que ter garra, coragem, e paixão.
    Com vinte anos de formação em belas artes, e prêmios internacionais no curriculo, ainda vende seus quadros nas feiras pra sobreviver, e onde houver uma expôsição lá vai dona Rosangela, sozinha, carregando todas as obras, sem carro, faça chuva ou faça sol.
    -O Brasil é um País de mulheres guerreiras,basta olhar!!!
    Elas estão em todo canto, nos pontos de ônibus, supermercados, em toda parte!!
    Diz sandra lima
    Gostaria de ver a mulher guerreira Jade do funk, no jornal
    pois sei que a historia dela e muito interessante.
    http://www.amulherguerreira.com
    21- 3415-2948
    abracos

  3. Sem dúvida o melhor jornal gratuito. Este, ao contrário do Metro e do Destak não traz não notícias, ou melhor, aquelas notícias que tanto podem ser vistas hoje ou amanha!

  4. Meu nome é Kelly tenho 19 anos gostaria de ter minha foto como gata da hora sou flamenguista adoro esse time de coração torço muito e adoraria de participar do jornal meia hora beijoss da Preta!!

  5. oieee meu nome e marcela tenho 18 anos gostaria de parcipar da gata da hora ? cm faço pra mandar minha foto para o jornal bjnhoss…

  6. Sou leitora do jornal, e flamenguista de coração. Adoro o jornal, acompanho todas as noticias. Gostaria muito de mandar minha foto pra ser a gata da hora. Como faço pra mandar minha foto?

  7. Olá! Sou leitora do jornal, e gostaria de mandar minha foto pra ser a gata da hora, como faço pra mandar minha foto?
    Bjoooos…

  8. ola sou leitora do jornal gostaria muito de mandar minha foto pra gata da hora como fasso

  9. Olá,meu nome é Mirna Alina gostaria de enviar minha foto, e quero saber como faço.

  10. Oi sou jujuzinha de campo grande quero mandar minha foto pra a gata da hora, mas não estou conseguindo como faço? bjs

  11. Oi sou Moniquinha do Engenho novo quero mandar minha foto pra a gata da hora, mas não estou conseguindo como faço? bjs

  12. OIE, JA TENHO VARIAS FOTOS COM MENINAS QUE GOSTARIAM DE SAIR NA GATA DA HORA. COMO DEVO PROCEDER PAR ENVIA-LAS AO JORNAL.

  13. queria participa da gata da hora
    tenho 22 nanos estou louca para mandar
    uma foto minha
    bjssss
    Adoro o meia hora

  14. Oi me chamo marcia e gostaria de saber se seria possivel voces me ajudarem num proposito que tenho reconkistar meu marido, e pra isso gostaria que voces me dessem a xance de sair como gata da hora me separei tem 4 meses e keria fazer essa surpresa pra ele e também ganhar de presente d voces sendo a gata da hora …faço aniversario dia 16 de maio gostaria muito de ter essa xance.Espero anciosa uma resposta de vcs.Meu e-mail e marcia.rigueira @hotmail.com e meu msn é o mesmo caso keira er algumas fots entra no meu orkut marcia.rigueira@ig.com.br bjus pra todos fkem c deus

  15. OIE, JA TENHO VARIAS FOTOS COM QUE GOSTARIA DE SAIR NA GATA DA HORA. COMO DEVO PROCEDER PAR ENVIA-LAS AO JORNAL.

  16. Oi,td bom?
    Gostaria muito de mandar mnh foto para o Gata da Hora.
    Adoro tirar fotos e axo q seria um bom começo pra a carreira de modelo q gostaria de seguir.
    Desde já agradeço…
    bjos

  17. como faço pra ter o exemplar de vcs aqui no ES, estou em Vitória e gostaria de receber o jornal da borracheiras e outras edições de vcs ou fazer uma assinatura, grato !!!

  18. olá meu nome é Suzana e eu moro no centro do rio gostaria muito de poder ser uma das suas gatas da hora mais não sei como eu faço para enviar as minhas fotos.
    gostaria muito de saber como eu faço.
    bjks e fiquem com Deus.

  19. ola meu nome e miche e moro nova estrada de madureira gostaria muito de poder faser parte de uma das gata da hora eu tambem nao sei como manda minha foto gostaria muito de saber sou morena olhos mel cabelos preto maniquim 36 mil bjs e muito obrigado

  20. Exmos. senhores,

    Olá Bom dia! Chamo-me Sandra Camacho e gostei muito do vosso artigo no Jornal de ontem (19/06/2008), intitulado: “Os 7 pecados mortais da avaliação de desempenho”, pág. 20.
    Trabalho na área de Recursos Humanos e gostaria de saber se era possivel me enviarem cópia do mesmo em formato digital, pois gostaria de guarda-lo para o futuro, dada a sua relevância na minha área de actuação.

    Deixo o meu e-mail (sandra.camacho@blandy.com) caso seja possivel atenderem o meu pedido.

    Obrigada pela atenção
    Sandra Camacho

  21. olá sou liliane moro em belford roxo tenho 24 anos sou vascaina e adoraria muito participar do gata da hora tenho muitos amigos sou muito conhecida onde moro e tenho certeza que muito adoraria me ver no jornal meia hora que no momento é o mehor.

  22. olá sou liliane moro em belford roxo tenho 24 anos sou vascaina e adoraria muito participar do gata da hora tenho muitos amigos sou muito conhecida onde moro e tenho certeza que muito adoraria me ver no jornal meia hora que no momento é o mehor.
    e-mail: lilianetct@yahoo.com.br
    tel: 94292878

  23. ola meu nome e andriele moro no centro de caxias e gotaria de saber como faço pra mandar minha fotos e como elas devem ser?

  24. Rio de janeiro 02/07/2008

    Sou Jose Roberto da silva morais. Tenho 26 anos, sou taxista e moro em Copacabana Rj.
    Bem eu primeiro vou contar do inicio a historia.
    Domingo dia 29 a noite sai para trabalhar aqui no Rio zona sul, trabalhei ate as 5horas da manha(trabalho a noite de 21 as 9 da manha)então precisei levar um pessoal em Três Rios município do Rio de janeiro fica +ou- 300 km daqui do rio. Inclusive eles são familiares da proprietária do táxi da qual eu sou auxiliar, eu também sou amigo da família.então eles foram resolver problemas de família e no táxi comigo também tinha uma senhora de 82 anos,então eles subiram com a senhora para o apartamento da mãe falecida para resolver assunto pessoais.e nisso eu junto com o neto dela estávamos esperando elas descerem então fomos pagar um carne da prestação da moto do eky o neto da senhora de 82 anos enquanto ela subia então tivemos que parar numa vaga perto do banco Bradesco dessa cidade!Eu fui pagar o carne pra ele e ele me esperava no carro estacionado na vaga, então paguei o carnê e fui ao carro esperar a avó dele, ficamos dentro do carro ouvindo musica ambiente, quando estávamos detraídos chegaram viaturas da policia da cidade de Três Rios,então chegaram junto com a tenente Mayla veio o PM ARRUDA, BENTO e a equipe, chegaram me maltratando como se eu fossemos assaltantes de banco.a te então eu fiz tudo que mandaram me revistaram também o neto da senhora.não ficaram satisfeito começaram agredir verbalmente e não deixaram responder as perguntas que eles estavam fazendo,perguntaram onde eu morava eu falei no Rio ai eles não se conte taram e me deram empurrões e levaram na viatura,sem necessidade pois meus documentos estavam em mãos e os do carro também,um deles o PM chamado arruda falou que não gostou da minha cara e pediu pra levar pra delegacia fazendo assim eu ficar constrangido em meio a multidão da cidade pequena como se eu fosse assaltante.quando fui na viatura outro PM me ameaçou de me pegar na rua.isso o correu no dia 30/06/2008 por volta das 13hora e poucos minutos,eles dentro da viatura me ameaçaram dizendo que quem manda na cidade é quem tem dinheiro quem não tem que apanhar mesmo,tentei ligar eles tomaram o celular da minha mão pois eu estava com medo deles sumirem comigo pois já tinha ouvido boatos que eles batem nas pessoa inocente e não querem saber. A tenente mayla falou que a denuncia do banco do Bradesco,eu tinha entrado apenas para pagar o carnê da moto do garoto!e voltei pro carro,pois eu fui humilhado e maltratado o tempo todo ate chegar na delegacia o PM Arruda falou que iria meter a mão em mim só porque ele não foi com a minha cara!e o outro me ameaçou!logo saiu comentário na Radio da cidade e eu junto com a família da senhora vamos sempre a três rios e não tivemos direito de resposta!bem depois do constrangimento que passamos ainda fomos levado a delegacia para que eu não sei!pois os documentos estão legais e eu não sou bandido pra ser arrastado no meio da multidão para viatura e sendo maltratado.por uma mera denuncia do banco Bradesco.fiquei indignado tanto com a tenente que foi super desumana também e os Pms junto com o banco!só faltaram atirar pois cercaram o carro.chegando na delegacia els seguraram agente ate as 14;40 da tarde;sendo que ainda não tinha dormido da noite de trabalho que passei no Rio,pois pedi o numero do registro do acontecimento pois não me deram,eu quis prestar queixa por ter sido ameaçado por o policial pois eu ainda estava na cidade,e também pelo constrangimento do banco mais eles não quiseram registrar a minha queixa eu nunca vi delegacia nenhuma negar queixa. Aí eu fiquei apavorado, pois eles quiseram abafar o caso não fazendo boletim de ocorrência ou coisa parecida. Eu quero processar o banco por danos morais. No entanto eu não voltei ao rio no mesmo dia fiquei em choque com tudo fiquei sem ação. eu quero fazer isso pois ainda tenho que voltar lá e tenho medo que esses policias me matem eles foram bem claro que eu estava ferrado, e eu gostaria de saber se eles podem negar queixa?por favor me ajude!!! estou sem ação eu nunca fui ameaçado de morte!e também nunca fui maltratado e passei muita vergonha na multidão o pior é que eles não deram a minha versão na mídia de lá só a dos policias,e também eu não entendi porque um dos policias tirou uma foto minha do celular dele!

  25. quando eu quiser ver porcaria eu aviso a vcs esta bem !!
    eu estpu tentando visualizar a pagina do jornal meia hora do rio de janeiro e vcs nao estao atendendo a minha pesquisa entao estou enviando esse comentario e essa pergunta:
    o q e que esse site tem a ver com o jornal meia hora??

  26. ola gostaria de pedir a vcs que me enviem a reportagem sobre tecnologia que foi publicada na data 10/07/2008 pois eu nao consegui obte-la e me enteressei pelo artigo e ficaria muito grato se vcs pudessem envia-la pr meu email binhopitbull25@yahoo.com.br

  27. Oie!!
    leio sempre o jornal meia hora,
    eu tbm sou flamenguista.
    gostaria de ser a gata da hora.

    obrigadoOo..

  28. adoro curti uma praia.. sou falmenguista de coração
    adoro dança, sou mamãe tenho uma filha.!
    e moro na praça seca ..

  29. oi eu sou rosimeri, moro em buzios gosto muito do jornal, sou madrinha do carnaval da minha cidade, bumbum de ouro do carnaval, cheia de samba no pé e com varios premios internacionais!!! gostaria muito de representar minha cidade sendo gata da hora!

  30. ola meu nome e dyene eu gostaria de saber como e que faco para en viar uma foto minha para meu msn ,da pra vc me responderem emediatamente se fopr possiveo

  31. Ei galera, sou a juliana de niterói tenho 19 aninhos e curto de montão o meu Vascão,entendo tudo de futebol e praia e adoraria ser a gata da hora representando as mulheres que amam futebol.

  32. oi meu nome é daniela sou do pilar duque de caxias e me amarro em dançar….
    mas cuidado já tenho dono vlw..

    rsrsrsrsrs

  33. Bom dia galéra sou de santa cruz ,um bairro pacato da zona oeste por motivo de novas empresas no distrito industrial de santa cruz e as altoridades não tomaram, providencia para receber essas mudanças todo o biarro sófre neste transito louca .

  34. Gostaria de saber como acessar a pagina de tecnologia de jornal meia hora de edicões anteriores

  35. Meu nome é Carol Miranda, sou flamenguita, e faço parte da Maxx Models, agencia de modelos e manequin que mais cresce no País. E todos vivem me dizendo pra eu enviar uma foto para a gata da hora. E me interessei, como faço?

  36. meu marido trabalha na enpresa de onibus zona oeste de santa cruz ele e os demais amigos estao correndo o risco de perder o enprego porque nao concordao em deixar estudantes e idosos a pe essa e a ordem so pode 3 gratuidades .os donos da enpresa boto o que eles chamam de olheiro.dentro do onibos ,caso o motorista passe de 3 gratuidades ou leva 5dias de suspencao ou entao e descomtado do salario do motorista as passagens.esta acontesendo de motoristas serem mandado enbora do trabalho.melhor sendo demitido.

  37. Olá gostaria de adquirir dois exemplares da revista, mas não moro no Rio e aqui em Porto não tem.
    Queria adquirir a revista das executivas e a mais recente das pintoras.
    Agradeço o contato

  38. Gostaria de adiquir alguns exemplares da revista gata da hora. Como eu faço pra encomendar algumas edições passadas da revista?

  39. OI EU SOU JESSYKA ALVES QUERIA SABER COMO FAÇO PRA ENVIAR UMA FOTO PARA GATA DA HORA ADORO POZAR PARA FOTOS

  40. TAMBEM AMO MEU MENGAO E ADORO DANÇAR MEU HOBBY PREFERIDO SE TIVER ALGUEM ENTEREÇADO EM ME CONHECER E ME LEVAR PARA O MUNDO DA DANÇA MANDE ME UM EMAIL MEU TEL E 97600707

  41. Oie meu nome é thatyanne evelyn tenho 18 anos,moro em cabo frio,e eu gostaria muito de mandar a minha foto de bikine para a gata da hora.como q eu faço?

  42. Pingback: 200 mil, com a “gata da hora” « Jornalismo e Comunicação

  43. sou vivimoranguinho amo dançar dança do ventre .
    adoro malhar ,,,
    tenho uma tatuagem com o nome thiago , adoro praias sair cutir
    a minha fraze preferida e”aproveite hj pq o dia de amanha nao nos pertense” !!!!!!

  44. ola gostaria muito de mandar minha foto para gata da hora …
    meu sonho e ser modelo e gostaria de ter uma oportunidade de começar no meia hora .

  45. como faço p/ participar da gata meia hora sou leitora asidua gosto mt desse jornal gostaria mt dessa oportunidade mil beijos p/ todos.

  46. Oie sou Gleice gregório moro em Macaé tenho 23 aninhos e eu gostaria de saber como faço para mandar a minha fotu para ser a GATA DA HORA sou torcedora do MACAE ESPORTE e gostaria de dar uma morauzinha para o meu time com uma fotinha vestindo a bluza do macaé, ficarei muito agradecisa se me derem essa opartunidade…

  47. ola!! eu quero madar a minha foto para a gata da hora
    mais nao consigo ta muito dofícil
    me ajudem
    meu cel e :(22)8141-2472

  48. olá meu nome e jéssica tenho 18 anos.e quero ver minha foto no jornal meu hora..sou flamenguista de coração..bjss obrigadooo

  49. boa tarde meu nome é jéssica ,tenho 18 anos sou flamenguista.e gostaria de manda minha foto para a gata da hora..mas tento,tento e ñ consigo..
    oq fasso??
    podem me dizer..??
    meu e-mail é jeje_sds_tdb@hotmail.com.br
    desde tenha uma ótima tarde e obrigadoo pela atenção..
    bjsss

  50. ola me chamo elaine gostaria muito de saber como faço pra mandar minha foto para a gata da hora adoro esse jornal

    bjus e continue assim esse sucesso

Os comentários estão fechados.